segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Depressão, eu?

Estou voltando ao meu blog após quase dois anos sem ao menos me logar a ele. Não foram anos fáceis, mas ainda continuamos aqui em pé e seguindo na estrada da fé, a qual nos foi proposta seguir até que cheguemos ao prêmio da nossa gloriosa carreira.

Sou professor de Educação Física, formado desde 2004 pela Universidade de Taubaté e no ano passado eu fiquei quase que o ano todo atuando dentro de minha área de formação, o que para mim foi uma grande vitória, já que em quase seis anos depois de formado atuei na área de negócios. Eu perdi quase 30 kilos, o que me fez sentir ainda mais bem já que minha saúde vinha me preocupando muito. Agora estou em 2013 e ainda não sei o que Deus quer de mim ainda. Se bem que as aulas ainda não começaram ainda e posso continuar nessa área.

No entanto começo esse ano sendo afligido pela ansiedade que corrói a alma e destrói os sonhos, que gera desespero e causa depressão. Quero ajudar as pessoas que amo e quando não posso por motivos financeiros e emocionais me sinto ainda mais impotente.

Então para sentir-me melhor procuro através da bíblia, a Palavra de Deus, e resposta para algo que todos nós, cristãos ou não, já enfrentamos ou enfrentaremos: A Depressão.

A Depressão não é uma doença moderna, mas têm se tornado mais frequente à medida que os problemas mundo moderno sufocam as pessoas, deixando-as mais tristes, com baixa autoestima, ansiosas e com sentimentos ligados ao fracasso e ao desejo de suicídio e isolamento das pessoas com quem se convive.

Não quero me sentir assim! Mas quando olho para a Palavra de Deus vejo que outros servos de Deus sentiram a mesma coisa e passaram por esses problemas dando à depressão a resposta de que maior é Deus e somente com a ajuda Dele, problemas ligados à ansiedade e ao desespero.

Foi assim com Elias, quando perseguido por Jezabel, ele pediu a morte e se escondeu em uma caverna. Entretanto, Deus, que tinha um propósito na vida dele, lhe aparece através do Anjo do Senhor e lhe incentiva a continuar seu caminho e sair daquela caverna. Precisamos entender que maior do que o problema que nos aflige hoje é o nosso Deus, que é todo cheio de amor e que nos dá pão a água, símbolos que usou naquela ocasião para alimentar Elias e ainda ter forças para seguir sua jornada. Esse pão e essa água são fontes de energia para alguém que já estava praticamente morto e não via mais perspectivas de um novo amanhã.

Mas como o salmista diz no Salmo 30.5: “O Choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”, eu saio da caverna hoje e sei que amanhã a vitória pode vir a mim, como veio a Elias não muito tempo depois, através de uma carruagem de fogo, que o levou direto para o seio do Pai.

Que Deus nos guarde de todo o mal, e atenda a intercessão de Jesus por nós descrita em Jo 17.15, mas que nós também tenhamos conhecimento que nenhum problema é eterno, pois o próprio Jesus nos alertou em Jo 16.33 “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.