quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Plantação e a Colheita de Deus


Texto: 1 Co 3.7-9
Introdução: O texto chave que foi sugerido não tem nenhum outro significado para a igreja de Corinto, senão o de consertar um problema existente no seio daquela igreja: A dissensão. Naquela igreja havia grupos e cada um deles diziam serem seguidores de um importante líder ou ainda um deles se dizia ser de Cristo, o que de maneira nenhuma significava que era o grupo melhor. No entanto eu não quero me ater a falar sobre essas discórdias existentes ali. Quero a falar sobre evangelização, que também é citada no texto. 
Nos versículos de 5 a 9, embora sejam para esclarecer o problema que ali havia, ele também nos remete a responsabilidade com a evangelização (plantio), com o cuidado (discipulado) e com a colheita (salvação) na lavoura de Deus.
Então quando falamos de evangelização estamos falando em crescimento (At 2.47b “E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja os que iam ser salvos”). Só que no próprio texto lido vemos que existem etapas para que haja crescimento, isto é, para que a colheita seja grande e com qualidade.
1ª Evangelização: É a etapa do plantio – Mt 9.35-38
É a parte mais difícil e a que tem menos gente engajada, entretanto é a fase mais importante (Rm 10.13-14 “porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?”). Isso significa se a semente não for lançada de maneira nenhuma haverá frutos.
Segundo a Embrapa o plantio pode se dividir em quatro importantes fases:
1.1   – Escolha da área (Mundo): A área do plantio é muito grande. Em Mc 16.15 “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, o Senhor Jesus nos fala sobre a extensão dessa área: O Mundo. Só que esse mundo pode ainda ser bem próximo como nos fala At 1.8b “... ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
1.2   – Análise do Solo (coração): Precisamos conhecer como está o coração do nosso ouvinte para receber a semente do evangelho e Jesus nos fala como eles podem ser ou estar na Parábola do Semeador em Mc 4.
1.3   – Preparo da área: Cada planta precisa de um tipo de preparo de solo para o seu plantio, ou seja, não podemos plantar laranja em um solo preparado para se plantar café, logo cada pessoa é única então cada uma terá que haver uma abordagem (preparo) diferente no solo de seu coração para que a semente caia e produza frutos.
1.4   – Plantio: Mc 16.15 “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”. Aqui me baseio para dizer que todos fazem parte dessa missão de sermos semeadores.
2ª Discipulado: É a etapa do cuidado com a lavoura – “Apolo regou!”. “... Ensinando os a guardar todas as coisas que vos tenho falado”.
2.1 – Negar-se a si mesmo e levar a cruz: Mt 16.24
2.2 – Renunciar: Lc 14.26
2.3 – Deixar Tudo: Lc 14.33
2.4 – Perseverar: Jo 8.31
2.5 – Frutificar: Jo 15.8
3ª Colheita: Mt 9.38 “Rogai, pois ao Senhor da seara para que envie ceifeiros para a sua seara”.   
O interessante de todos esses processos é que no terceiro dele: A colheita, diferentemente dos anteriores somos apenas participantes dele e não agentes, porque quem fará a colheita não somos nós, mas o Próprio Deus. Veja que o Senhor Jesus diz que a seara é Dele, portanto é Ele que irá colher os frutos de sua lavoura.
Mt 24.36 “Porém, a respeito daquele dia ou hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai”
O plantio pode ser feito por qualquer um dos discípulos, o discipulado pode ser feito por também por qualquer cristão bem preparado, mas colheita é feita por Deus. Existem alguns que dizem por aí: Eu preguei e ganhei muitas almas! Só que estes vão embora e nem sabem se aquelas pessoas permaneceram, então não podem afirmar assim, mas se a igreja cuidar dessas vidas ele poderá com certeza dizer isso, principalmente se a pessoa for salva e frutificar na lavoura de Deus, que está muito próxima para ser recolhida ao seu celeiro: O céu!
Conclusão: Queremos ver o crescimento da obra de Deus, mas não estamos nos engajando na pregação da Palavra. Devemos nos dedicar ao plantio no reino de Deus, assim veremos o crescimento da obra. Pedir a Deus que nos capacite é o caminho para encontrar nosso caminho dentro dessa missão, seja qual for a nossa vocação Ele nos guiará a participarmos de cada processo de sua Lavoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.