segunda-feira, 22 de março de 2010

7 Verdades sobre a batalha da fé

Texto: Mc 9.14-27

Introdução: As tribulações de Jesus estavam para começar, sua jornada para o Calvário estava se aproximando e o fato que nos mostra isso foi o encontro de Jesus com dois heróis hebreus do Antigo Testamento, Moisés e Elias. O propósito da Transfiguração era o de mostrar pelo menos aos seus discípulos mais íntimos uma maior demonstração de Sua glória, além de por um fim na Antiga Aliança, que estava baseada na Lei e nos Profetas, representados literalmente pela presença de Moisés e Elias. Existem três possíveis locais onde aconteceu essa transfiguração de Jesus: - Um é o monte Hermon, o outro é o monte Tabor e ainda o Monte Sinai sendo o mais improvável dos locais. O mais provável dos locais é o Monte Hermon, pois todos os evangelhos sinóticos falam que esse monte era muito alto, e ele era o Monte mais alto da Palestina. Como os irmãos podem observar em Mt 16.13, era bem perto desse monte que Jesus estava uma semana antes da transfiguração na cidade de Cesárea de Filipe, de onde provavelmente vieram uma multidão até aos discípulos de Jesus. E que situação era essa que chamara a atenção de uma grande multidão àquele lugar? Era a de que os discípulos, que não estavam presentes no monte tentavam expulsar os demônios da vida de um jovem trazido pelo seu pai até eles. O fato é que eles não conseguiram fazê-lo e isso atraiu a atenção de alguns mestres da lei, religiosos, que eram inimigos de Cristo, e se dirigiram até ali com intuito de afrontar os discípulos bem como ao Senhor. O texto aparentemente normal em relação a mais um fato que Jesus enfrenta demônios em uma pessoa esconde algumas verdades presentes no nosso dia a dia, vejamos algumas delas:

1ª A multidão em torno deles, v.14b: Alguma coisa existia na vida deles que fizeram com que a multidão os cercasse. Eles eram pessoas comuns, galileus, trabalhadores, pescadores, quem eram eles? Provavelmente estavam ali muitos discípulos, mas com certeza entre todos tirando Pedro, Tiago e João, estavam os demais: André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Simão chamado o zelote, Judas filho de Tiago e Judas Iscariotes. O que eles tinham para serem procurados? Eles eram seguidores de Jesus Cristo! Você tem atraído as multidões para sua vida, para sua casa? Você tem muita coisa que o diferencia das pessoas desse mundo!

2ª E os mestres da Lei discutindo com eles, v.14c: Não era somente a multidão que os cercavam estavam ali também os inimigos de Cristo. E qual era o teor daquela discussão? A bíblia não conta, mas provavelmente estavam reprovando o poder de Cristo na vida deles! O fato de eles não conseguirem expulsar os demônios não significava que não tinham esse poder. Provavelmente eles ainda acreditavam que somente com a presença de Cristo eles conseguiriam expulsar os demônios, mas ele ainda não havia descido do monte, então lhes faltava fé necessária, isso também aconteceu quando estavam no mar sendo açoitados pelas ondas, em Mc 4.35-40, e Jesus estava dormindo. Embora ele estivesse presente o fato de ele estar dormindo os impedia de crer que poderiam vencer as ondas. Isso também acontece conosco, quantas vezes somos confrontados acerca da nossa fé? Se realmente Jesus está conosco ou não?

3ª Assim que a multidão viu a Jesus,..., correu para ele, e o saudava; v.15: Agora Jesus aparece entre eles e ao vê-lo a multidão decide correr para ele, isso porque os seus discípulos não conseguiram trazer a cura para o problema daquele jovem. E a multidão estava certa, todos devem correr para Jesus. Mas o que me chama a atenção é que ela não deu crédito ao que os escribas disseram aos discípulos e a eles. Assim também acontece hoje, muita gente ouve coisas que tem como objetivo de descredenciar o evangelho e a pessoa de Jesus, e mesmo assim sabem que somente Nele temos as respostas para nossa vida.

4ª O que vocês estão discutindo?, v.16: Jesus pergunta aos seus inimigos, o que vocês estão dizendo? Quais são seus argumentos? O motivo que os fazem vir aqui e dizer essas bobagens? Obviamente que ele sabia tudo o que passava na mente e nos corações dos seus algozes, e que suas motivações estavam em tirar a fé dos corações, primeiramente da multidão e depois dos discípulos de Cristo, porque fazendo isso eles não estariam perdendo membros em sua congregação. Não devemos dar ouvidos aos homens que vem a nós com intuito de falar contra o nosso pastor, contra a nossa igreja tentando nos fazer abandoná-los e seguirmos os seus conselhos.

5ª Mestre trouxe-te o meu filho, possesso de um espírito mudo, v.17: O homem que era o pivô de todo aquele movimento era o pai de um jovem que sabia que Jesus poderia salvar o seu filho endemoninhado. Mas a despeito de Jesus não estar ali o texto diz que o homem confiou que os discípulos de Cristo poderiam lhe ajudar. Será que as pessoas podem confiar em você, que a sua fé é capaz de trazer uma mudança para as suas vidas? Mesmo os discípulos não tendo conseguido, por falta de fé, veremos logo à frente, o homem ficou ali e sabia que Jesus poderia no momento certo salvar o seu filho! Algumas vezes estamos em nossa igreja e confiamos nos homens que Deus colocou ali, mas não conseguimos receber a benção que estamos pedindo, porque colocamos a nossa fé no homem, mas ele não se decepcionou e esperou até que Jesus apareceu e lhe abençoou.

6ª Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei?, v.19; Jesus nunca desprezou qualquer pessoa, mesmo aquelas que teoricamente não faziam parte do seu povo, os hebreus, como o caso do centurião e da mulher Cananéia. Mas existia uma condição que entristecia ao coração do Senhor, era a falta de fé! Fato que os dois citados não eram dentre o povo judeu, mas tiveram fé e por isso foram exaltados pelo Senhor. O Senhor Jesus ainda chega a citar em Mt 11.21, que cidades que não creram nele terão duro juízo no grande dia. Tudo que Jesus espera de nós é que creiamos em Seu Nome e em Seu Poder.

7ª Quanto tempo há que lhe sucede isto? Respondeu ele: Desde a infância, v.21: Esse problema era muito antigo, pois a Palavra de Deus diz que ele agora era jovem e isso lhe ocorria desde a sua infância. Imagine o quanto essa doença causada por demônios afetou a vida de seus pais, quanto sofrimento? Existem problemas em nossas vidas que acontecem há muito tempo! Problemas recentes, com os mais variados tamanhos de complexidade. Alguns desses problemas trazem a nós muitos sofrimentos, mas assim como aquele pai você hoje está diante de Jesus, que pode lhe trazer a solução. Jesus diz a você hoje mesmo: “-Tudo é possível àquele que crê”.

Conclusão: Crer não é uma tarefa fácil, é confiar no impossível algumas vezes! E não só crer no improvável e travar uma batalha com os outros e consigo mesmo na busca de agradar ao Senhor, Hb 11.6, e recebermos as bênçãos há tanto tempo esperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.