segunda-feira, 22 de março de 2010

Novo céu e Nova terra

Texto: Is 65.17-25

Introdução: Uma profecia tem muita importância dado o contexto em que ela foi proferida. Em primeiro lugar, porque se o profeta realmente tivesse uma vida aprovada diante de Deus e dos homens a sua mensagem, de fato se cumpriria. Em segundo lugar o seu ministério era de Deus aos homens, sendo assim ele não podia dizer algo dele mesmo, a não ser que o próprio Deus no-lo tivesse revelado. Em terceiro lugar, em alguns casos não teríamos como saber se o profeta era da parte de Deus ou não, porque isto só seria possível a partir do momento que aquela mensagem viesse a se cumprir. No capítulo seis, Isaias recebe um chamado para se tornar um profeta diferente, um profeta comprometido com Deus e com a mensagem que deveria transmitir ao povo que Ele tanto amava. O interessante é que ele estava em um meio muito pertinente, Isaias era primo de primeiro grau do rei Uzias, que estava leproso e não podia estar à frente de muitas decisões, por isso tinha a orientação de seu primo profeta de Deus. Ele viveu num dos momentos mais críticos, foi o tempo em que os grandes monarcas assírios, Tiglate-Pileser III, Salmanasser IV, Sargão e Senaqueribe lançaram a tarefa de universalizar o império assírio. Como profeta Isaias teve aprovação nos três critérios de avaliação profética, e principalmente no terceiro, onde vemos todas as suas profecias se cumprindo, e algumas ainda por se cumprir. Vejamos algumas dessas mensagens proféticas:

1º No Cap. 8 - Invasão e cativeiro Assírio (8.1-22): Nesta profecia o Senhor manda Isaias fazer um cartaz e anunciar nele o nascimento de seu filho, escrevendo o seu nome nele, inclusive chamar testemunhas para ver o que estava escrevendo aquilo antes mesmo da criança nascer. Ele foi se deitou com a sua mulher e ela engravidou e logo deu luz ao menino que se chamou Rápido -Despojo -Presa - Segura. Que forma de profetizar, hein? E isso realmente aconteceu em 732 a.C o Rápido – Despojo – Presa - Segura estava com dois anos e ainda não sabia dizer nem Papai, nem Mamãe, e o rei Tiglate-Pileser III invadiu o reino da Síria e de Israel e destruiu suas cidades, saqueando suas riquezas, exatamente como Isaias o havia profetizado.

2º No Cap. 9 - Previsão acerca do Messias (9.1-21): No capitulo anterior ele profetiza a destruição do Reino do Norte, Israel, agora ele profetiza a consolação e salvação para as tribos de Zebulom e de Naftali, que faziam parte desse reino e haviam sido destruídas pelo rei assírio. Mas por que para somente essas duas tribos? Porque elas situavam na região da Galiléia, exatamente onde aquele sobre Quem ele profetizou nos versículos posteriores, iria exercer grande parte de seu ministério. E sobre que ele profetiza dizendo? “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” e isso também se cumpriu.

3º No Cap. 37 A invasão de Senaqueribe (36.1-37.38): Nos cap. 36 a 39, vemos um relato histórico da época do rei Ezequias, onde o rei Senaqueribe da Assíria mandou um mensageiro para afrontar o reino de Judá, e dizer que iria invadir as suas cidades, mas o que nos chama a atenção não foi somente o desprezo com que tratou a não de Judá, mas a arrogância com que provocou ao Deus de Judá. O rei Ezequias por sua vez entrou em uma tristeza muito profunda a ponto de rasgar as suas vestes e se cobrir de pano de saco e cinzas, tudo isso porque tinha medo desse temível rei. Ao ver essa situação seus servos procuraram pelo profeta Isaias, que lhes disse uma mensagem de vitória e ela também se cumpriu.

4º No cap. 45: ele profetizou sobre Ciro, que nem havia nascido e já tinha estabelecido seu nome e seu papel de o libertador do povo de Deus do cativeiro babilônico, fato que se cumpriu exatamente 160 anos depois dessa profecia.

5º No cap. 53: ele profetizou sobre o sofrimento de Cristo, isso pelo menos 700 anos antes de seu nascimento, profecia que se cumpriu também.

6º No Cap. 65: No qual nos embasamos para pregarmos essa mensagem, já no inicio vemos que essa profecia se cumpriu, quando? Hoje. Que ele abandonaria o povo que o rejeitou, castigaria aos idólatras, mas que ainda se compadeceria de alguns que mantivessem sua integridade. E que os levaria para morar na sua terra, Israel. Isso também é uma profecia que se cumpriu. Que os servos obedientes teriam bênçãos e os infiéis maldições e que o povo seria morto (espiritualmente), e que seus servos seriam outro povo. Mas o que deve nos alegrar hoje, não é só o fato de todas as profecias terem se cumprido, mas àquela que ainda não se cumpriu que diz respeito ao nosso futuro, ao novo céu e a nova terra. Tempo em que veremos o Senhor reinar literalmente em seu trono aqui na terra. Naquele dia não haverá mais choro, nem dor, será um tempo de verdadeira paz. E mais maravilhoso ainda, será o cumprimento da Nova Jerusalém, o novo céu, preparado para sua igreja.

Conclusão: Talvez o que falta para tua vida é a certeza de que a palavra de Deus é a verdade para sua vida. Pelo que nós vimos através do profeta Isaias e suas mensagens cumpridas, não tenho dúvidas que você receberá essa certeza hoje. Sabe por quê? Porque não foi Isaias que profetizou foi o próprio Deus que falou através da boca daquele servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.