sexta-feira, 26 de março de 2010

Jesus, o Homem perfeito

Texto: Jo 16.33

Introdução: Sempre somos convidados a entender e aceitar mais o Jesus Deus, logicamente porque afinal de contas Ele é o que anda sobre as águas, ressuscita aos mortos, cura os cegos e leprosos e ainda multiplica o pão e o peixe. Isso é indivisível, o Senhor Jesus é Deus e também é homem. Mas nessa semana estava eu lendo um artigo muito relevante sobre esse assunto e como o autor valorizava mais o lado humano de Jesus. Pensamos em como ele teve que experimentar toda a miséria humana, que nós mesmos conhecemos e experimentamos em nossa vida. Jesus chorou, teve fome, sentiu sede, ficou cansado, viu seu corpo ser dilacerado com as chicotadas dos saldados romanos e sentiu dor com isso. Ele conheceu àquilo que nós também conhecemos. Mas o mais impressionante é que Ele venceu tudo isso, Ele conseguiu sair por cima disso tudo, mesmo sendo igualzinho a cada um de nós. Não está errado aceitarmos o Jesus Deus, porque ele é Deus, mas muito mais significante seria incorporarmos os ideais que o Jesus homem nos deixou em sua mensagem. Para a religião o lado divino de Jesus é mais atrativo, porque as pessoas em muitos casos vêm para Ele por causa daquilo que crêem, e em passar a crer Nele dizem: “Agora cremos num Deus verdadeiro”. Mas na verdade não é aquilo que Jesus faz ou que Ele fez que o faça ser digno de sermos seus servos, mas aquilo que ele diz, que é possível vivermos e vencermos porque ele também viveu e venceu. O que a religião faz é incentivar os fiéis acreditar que Jesus faz o que eles querem, porque ele é o Deus que esperavam encontrar. O que o Jesus homem nos faz acreditar?

1º Que a nossa prática de vida cristã deve transcender a religião; Mt 5,6,7: Jesus veio modificar a maneira de como as pessoas viviam na religião. Eles queriam viver uma vida santa aparente, uma santidade visível, mas falsa, sem amor a Deus. Aceitar a Jesus em sua forma humana é ver Nele a possibilidade de transcender a santidade externa, é assumir uma postura de vida cristã verdadeira, admitindo quem realmente somos. Como o apóstolo Paulo diz em 1 Co 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.

2º Que a nossa maneira de viver a fé deve estar baseada nos princípios bíblicos; Jo 15.3,7: O Jesus homem veio nos mostrar que a nossa espiritualidade não pode estar baseada naquilo que sentimos, porque isso é muito superficial, muito subliminar, mas sim baseada na palavra por Ele deixada. Essa mensagem é cheia de autoridade e de poder, e o que ela nos promete não é que nós estaremos livres de problemas, pois é isso que a religião promete, mas o que ela nos diz é que “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. Então a oração certa não é: “livra-me Senhor!”, mas sim “esteja comigo”, não me é livre “do” problema, mas me livre “no” problema. Quer vencer vença pela palavra. Para vencer precisamos acreditar e acreditar é ter fé e a fé vem por onde?

3º Que podemos nos compadecer dos rejeitados; Mc 2.17: Uma das características predominante entre os religiosos era a incomplacência com que lidavam com os problemas sociais. Na sua época Jesus pode perceber a quantidade de pessoas que eram desprezadas em virtude de não fazerem parte do contexto religioso dentro de Israel. Prostitutas, leprosos, mendigos, viúvas, cegos, etc. O Jesus Deus poderia ter feito como o fez, ter alimentado a multidão e ainda assim deixá-los com problemas psicológicos graves? Sim! Ele ainda poderia ter libertado muitos endemoninhados e ainda sim deixá-los a margem da sociedade por ocasião de seu passado? Sim! Ele poderia ter perdoado a prostituta como Deus e ainda deixá-la sem uma orientação? Sim! Porque é isso que acontece em muitas igrejas. É aí que entra o Jesus homem que olha bem dentro dos olhos de todos os rejeitados, e diz algo que eleva a auto-estima da pessoa. Que ouve cada pessoa com intuito de conhecê-la melhor, seus sentimentos e anseios.

Conclusão: O Senhor Jesus, é completamente Deus e completamente Homem, ele é Deus para operar o milagre em sua vida hoje, e é Homem para se compadecer de seu choro, de sua tristeza, de sua dor, de sua tentação. Em 1Tm 2.5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem!”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca devemos anular a humanidade de Cristo. Mais surpreendente que a divindade é a humanidade.
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória como a glória do Unigênito do Pai."
Ass. Pâmela Siqueira

Unknown disse...

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..."

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.