quinta-feira, 25 de março de 2010

Plano Roteiro – Curso Família Congregação Maricá – Lição: Os pilares da Família Cristã.

Introdução: Nestes últimos dias tenho observado que muitas famílias estão passando por muitos problemas. E me arrisco a dizer que principalmente dentro das igrejas, o número de famílias em crise tem crescido consideravelmente. O que está acontecendo de errado? Quais são os motivos que tem levado muitas famílias à desgraça? Deus planejou a família, para ser um lugar de paz, companheirismo, amizade, refrigério, e cura para as feridas da vida, e um ambiente amorável, ou harmonizado.
A família é o lugar onde se forma os indivíduos de uma sociedade. Uma família estruturada formará indivíduos saudáveis e bem estruturados. O contrário também é verdade. Uma família desestruturada formará indivíduos problemáticos. É na família que o caráter de uma pessoa é formado. É no seio da família que os valores de uma pessoa são gravados em seu caráter. A família deve ser uma extensão da igreja. Mas o que vemos é algo totalmente ao contrário. Pessoas são uma na igreja, mas quando chegam à sua casa, transformam o ambiente em um verdadeiro inferno.
O que se deve fazer para manter a nossa casa longe desse quadro?
O texto que nós lemos mostra dois homens, que construíram suas casas. Um se preocupou com o lugar da construção, com o material, se atentou a cada detalhe, mas ao contrário o outro não se fez sábio e não observou esses detalhes, e construiu a sua casa de qualquer maneira. Mas, você pode me dizer, esse texto não fala de salvação? Sim, mas temos total condição de pensarmos na vida daquele homem preocupado com todos os detalhes, e preocupado por quê? Porque ele queria o melhor para a sua família. Então vejamos cada detalhe que ele havia observado:
1º A construção da casa da nossa família:
1. Deve ser sobre uma base sólida
2. Deve ser utilizado material de primeira qualidade
3. Devem ser construídos pilares fortes para sustentação da casa
O Senhor Jesus fala que sobre ambos veio a tempestade, isto significa que sobre a casa, sobre a construção da nossa família também sobrevirá a tempestade, por isso devemos observara esses itens. Mas aonde a tempestade pode afetar nossa vida familiar?
2º Aonde as tempestades afetam a nossa vida familiar?
Foram realizados estudos sobre comportamentos de casais e descobriram que os problemas financeiros juntamente com problemas sexuais e de falta de comunicação, são os que mais trazem problemas para os cônjuges. Só que não é somente nessas aeras que sofremos com as tempestades da vida. Vejamos onde temos problemas inclusive esses:
1. Nossa vida financeira: ver lição na revista.
2. Nossa vida íntima: ver lição na revista.
3. Nossa vida espiritual: Quando deixamos de lado a oração e a leitura bíblica.
4. Nossa vida com os filhos: Pv 22.6; Ef 6.1,4; Dt 6.7.
5. Nossa vida psicológica: 3 Jo 2.
Quando a tempestade vem sobre a família é necessário termos bem edificada a casa, a construção dela, mas para que ela se mantenha em pé, se faz necessário o levantamento das colunas, dos pilares de sustentação da nossa casa.
1. Maturidade Conjugal: Precisa-se entender que casamento não é casinha de boneca, não é um passa-tempo, e nem brincadeira de criança. Casamento é sério. E precisa-se de maturidade para entender e se dispor a aprender a se relacionar com o cônjuge de forma madura. Maturidade exige humildade para aprender.

2. Respeito no Tratamento: Vejo muitos casais que não se respeitam. Pais que não respeitam filhos, filhos que não respeitam os pais. O respeito é um valor que está se perdendo em muitas famílias. Em 2 Sm 6. 20,21 e 22, nós vemos como é terrível a falta de respeito entre os membros da família.

3. Disposição em ajudar: Neste sentido eu gostaria de falar com os maridos. Quer ganhar pontos com suas esposas? Ajude-as em casa, nas tarefas domésticas. Hoje há muitas esposas que trabalham, e tem que dar conta do trabalho externo, do lar e do cuidado com os filhos. E muitos maridos não se preocupam, e não compreendem esta necessidade. Precisa-se entender que tem que haver um bom senso, para que se possam ter as tarefas de casa feitas, e ainda sobrar tempo para o casal. Ajudar com a louça, com os filhos, na limpeza de casa e etc...

4. Demonstração de amor: Muitos pensam que demonstração de amor é somente dizer que ama. Mas as atitudes não são coerentes com as confissões de amor que diz. O amor é demonstrado quando se pára para conversar com o cônjuge. Quando ouve-se empaticamente. Quando sede o colo para o cônjuge encostar a cabeça, quando sem precisar dizer palavras você entende a necessidade do cônjuge em ser abraçado, quando você enxuga uma lágrima, quando você cede o ombro amigo, à mão amiga! A maior demonstração de amor, não vem de palavras, vem de atitudes. Existem segundo o Dr. Gary Chapman cinco linguagens do amor, e para se ter sucesso nesse item é necessário entender a hora de aplicar cada uma delas.

5. Liberalidade em Perdoar: Quando construímos um ambiente permeado com a graça, a família se torna um lugar de cura, de libertação, de salvação, de edificação, de transformação, de comunhão, de consolação e de perdão.

5.1. Quando falta graça, as regras acabam se tornando mais importantes do que os relacionamentos.

5.2. Quando falta graça, amamos as coisas e usamos as pessoas.

5.3. Quando falta graça, a indiferença revela que o coração da família foi petrificado.

5.4. Quando falta a graça, não há flexibilidade; e, como todos sabem, toda estrutura rígida se quebra com facilidade. Qualquer relacionamento construído só com a verdade não suporta as pressões, é uma estrutura rígida, por isso, vulnerável; quebra-se com facilidade. É a graça que dá a flexibilidade que precisamos para construir um projeto de vida à prova de tempestades.

5.5. Quando falta graça, faltam atitudes de perdão incondicional.

6. Estabilidade emocional: Este é o valor que envolve todos os demais. Quando você não entende que a sua boca fala do que o seu coração está cheio, você corre o grande risco de magoar, machucar as pessoas que mais ama. Para que você possa se manter bem emocionalmente, você tem que saber controlar seu emocional. Os problemas do trabalho, da igreja, dos outros, do ministério – não podem afetar a sua relação com a sua família. Quando você não entende este princípio, você está investindo contra a sua própria família, gerando uma ambiência de pressão psicológica, agressão verbal dentre tantas coisas ruins que pode ser gerado a partir de sua instabilidade emocional. Faça sempre o melhor que você puder na sua casa, para não sofrer amanhã com a dor da culpa, do remorso ou do arrependimento. Você já prestou atenção em quantas vezes não temos tempo de parar para amar e receber o amor que nos é ofertado? Faça sempre o melhor!
Conclusão: Ver slide de Conclusão abaixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

familia é tudo minha familia é linda eu amo minha familia

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.