terça-feira, 30 de março de 2010

Um convite irrecusável

Texto: Mt 11.28

Introdução: Quantas vezes recebemos um convite para participamos de algum evento, ou para fazermos parte de algum movimento, ou até para nos filiarmos a alguma instituição, ou ainda para irmos a algum lugar, realmente são muitos os convites que recebemos. Mas, qual é o sentimento nosso quando somos convidados? Aí depende de vários fatores. Por exemplo: Aonde devemos ir? De quem é o evento? Tem que pagar? Quanto? O que vai acontecer lá? Conhecemos quem nos convidou? Realmente valorizamos todas as informações antecipadamente para que se eventualmente aceitarmos o convite o momento se torne agradável para todos, ou seja, tanto para quem convidou como para nós os convidados. Nesse texto em que a mensagem está baseada vemos um convite. Mas não é um convite para uma festa, ou para se filiar a uma instituição, ou para contribuir para alguma coisa ou a alguém, não é um convite para ir a uma simples pessoa, ou a um especialista secular, o convite parte daquele que é o Senhor dos senhores, daquele que é o Reis dos reis. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Agora, mesmo esse convite tendo vindo do Nosso Senhor Jesus Cristo, muita gente o rejeita. E como alguém pode rejeitar o Rei dos reis? Esse era um convite para ser aceito sem qualquer reserva. Por quê esse convite é irrecusável?

1º Porque nesse convite você não terá que pagar nada: Baseando-me no texto que lemos, o Senhor Jesus se apresenta como o único capaz de nos trazer alívio e descanso. E o que as pessoas procuram hoje, senão alívio e descanso? Nunca se vendeu tantos livros de auto-ajuda, os consultórios médicos e de psicólogos estão lotados. Pessoas estão perdendo a cabeça e cada dia nós somos surpreendidos com notícias de pessoas que levavam uma vida normal e de repente surtaram fazendo alguma besteira. O que lhes faltou? Aceitar o convite do Nosso Senhor Jesus.

2º Porque nesse convite você não terá que ir a lugar algum: Quantas pessoas hoje que enfrentam problemas em diversas áreas da vida e com intuito de resolverem seus problemas são convidados a visitarem pessoas em outra parte do país, ou até mesmo em outra parte do mundo. Pessoas dizem: Você precisa conhecer fulano de tal, quando eu fui até ele a minha vida mudou, ele me deu a resposta de que eu precisava. Daí a pessoa pergunta onde ele atende? Então a pessoa responde, ele atende lá no estado de Goiás! O que acontece? A pessoa se frustra, porque não tem condição de ir até lá, ou, por conseguinte ela vai, mas a sua vida permanece a mesma. Agora com o convite de Jesus a pessoa não precisa ir a lugar algum, Mt 6.6 “Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará”.

3º Porque esse convite foi feito pela pessoa mais importante de quem você poderia receber um: Eu mesmo já fiquei frustrado algumas vezes quando algum amigo, que eu considerava muito importante, fez algum evento e esqueceu-se de me convidar. Talvez até mesmo dentro da sua própria família você já se sentiu assim, esquecido por não ter sido convidado para uma reunião de final ano, para uma formatura, um casamento ou para um aniversário. Isso acontece, mas o convite do qual estamos falando hoje foi feito por uma pessoa que não se esqueceu de você, e por isso Ele te convida hoje! “Vinde a mim”.

4º Porque após aceitar esse convite sua vida nunca mais será a mesma: Nessa semana recebi um convite para participar de uma ação mundial em prol da campanha contra o aquecimento global. A pessoa que aderisse a campanha deveria apagar as luzes e desligar todo equipamento que consumisse energia elétrica por uma hora. Eu falei com a minha esposa e nós fizemos exatamente como a campanha pedia. No entanto após o término dela a nossa vida continuou normal, isto é, não que nós deixamos de valorizar o planeta, mas até mesmo a rotina com respeito ao consumo de energia continua a mesma. Não dá pra ficarmos com a luz apagada todos os dias uma hora por noite. Com o convite de Jesus a pessoa em primeiro lugar não terá que fazer nada, e ainda a cada dia ela receberá da parte de Deus uma visão que fará com que nunca mais se esqueça desse dia e do encontro que teve com Ele.

Conclusão: Durante toda a nossa vida poderemos receber muitos convites. Convites importantes, mas que nos custarão algum dinheiro, ou um deslocamento desnecessário, de pessoas importantes, mas nenhum convite se comparará ao convite que você está recebendo hoje. Além disso, nenhum convite que você receber partirá de uma pessoa mais importante que Jesus. Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.

2 comentários:

Cristina Lima disse...

Graça e paz, Pb Calebe!

Gostei muito dos "sermôes do seu blog. Deus o abençou dando-lhe sabedoria para trabalhar com a construção dos textos, além de trazerem domínio da língua e a arte da retórica, também têm o principal, que é a direção do Espírito Santo.

Assim como o seu sermão, o seu blog também é um convite irrecusável, não precisamos nos deslocar, basta apenas um "click"!

Abraços.

Chris Amag

Pastor Gilberto disse...

Neste texto Cristo convida "os cansados e sobrecarregados" oferecendo alívio aos que O procuram. Jesus morreu pelos nossos pecados, porém ressescitou a terceiro dia e ainda hoje continua nos convidando. O Seu convite é para a salvação e é estendido a todos aqueles que reconhecem ser pecador, estar arrependido e crêr em Jesus é o "filho de Deus", e que sendo inocente foi entregue na cruz do Calvário (lugar chamado Caveira) para perdão de nossos pecados. A estes Ele oferece descanso para a alma.
Fique na Paz de Cristo.

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.