segunda-feira, 29 de março de 2010

Sinais da Queda

Vou comentar o artigo escrito por Gordon Mcdonald, que é editor da revista Leadership e foi postado no site da revista Cristianismo Hoje. O artigo mostra uma realidade difícil de ser admitida por muitos líderes, isso talvez aconteça porque acreditam que o ministério pastoral é uma vocação sobrenatural e não necessite do preparo secular, basta somente confiar e orar que tudo irá bem.


Para que o líder cristão possa obter uma visão de liderança ideal lhe é necessário despojar dessa presunção, de que o sucesso é inevitável. Não podemos subestimar os problemas, acreditar em nossos sistemas de administrar e na nossa capacidade de lidar com eles nem sempre nos garantirá o sucesso, ou seja, a autoconfiança é o primeiro fator de sinal que mostra que talvez a instituição esteja em queda.


Outro fator que aponta o sinal de que uma instituição pode estar ruindo é a ganância. A busca por sempre mais faz com que líderes se esqueçam de princípios nos quais a instituição fora fundamentada. Além disso, nem sempre a sua instituição está preparada para o crescimento desenfreado, principalmente quando o líder não está preparado. O Senhor Jesus preparou os seus discípulos por três anos e meio não para que fundassem mega instituições, mas para que viessem a fazer novos discípulos. "Ele parecia saber que discípulos bem treinados em cada cidade e povoado dariam conta de conduzir o movimento cristão de forma saudável. Talvez Jesus temesse exatamente o que está acontecendo hoje: a sistematização do movimento cristão, sua centralização e expansão tão somente para causar uma impressão."(fala do autor).


O terceiro estágio que identifica a queda de um ministério é o desprezo que seus líderes têm de informações críticas. Ao que parece, existe por parte de muitos o desejo de ouvir sempre aquilo que lhe é interessante, mas o que pode apontar sinal de fogo é desprezado. Informações do tipo: “Estão dizendo” ou “O pessoal está sentindo”, devem ser relevadas sempre quando vem de pessoas idôneas e responsáveis. “Nada me foi mais valioso do que receber, delas, informações que me ajudaram a conduzir minha congregação”.


O quarto estágio começa quando uma alternativa para uma eventual crise que se instala em nossa administração eclesiástica a solução para contorná-la seja criarmos mecanismos de marketing como campanhas com grandes pregadores, programações especiais como eventos sociais, enfim criamos um senso de consultoria baseada em um sistema não voltado para as pessoas, mas sim para a instituição. Artifícios assim não funcionam! Para que consigamos vencer nesse estágio precisamos investir em pessoas, discipulando-as, conduzindo-as a Jesus e fazendo-as adorá-Lo em espírito e em verdade.

O quinto e último estágio é o da rendição. Na verdade é nesse estágio que a instituição já não vê mais possibilidade de existir. Como quando ela deixa de ter o seu valor enquanto pronto-socorro de almas. Daí é somente se render e deixar que a inércia do insucesso faça com que as portas sejam fechadas. “Não muito tempo atrás, eu estava em frente ao templo de uma igreja no País de Gales. Na porta, estava a seguinte placa: “Vende-se”. Outra placa indicava que aquele prédio havia sido construído no período do grande avivamento britânico, no século 18. Agora, o prédio estava escondido entre a vegetação, completamente abandonado”(fala do autor).

Quando começa a morte de uma organização? Quem perdeu os sinais que indicam vida? Quem abandonou os princípios essenciais? Quem não entendeu as informações? Quem está correndo, completamente perdido no meio da multidão, sem saber pra onde ir? Essas são boas perguntas. Se ignoradas, a igreja cairá(Fala do autor).
Comentário escrito por Pb.Calebe Mark

4 comentários:

Lual disse...

Sábias palavras.

CARLOS DE QUEIROZ disse...

Muuuuito bom! Parabéns pelo blog.
Paz!

Sarah disse...

Excelente post!!!

Unknown disse...

GRAÇA E PAZ!!!
PARABÉNS PELA POSTAGEM, COM CERTEZA ESTE CONVITE É IRRECUSÁVEL MESMO.
LOUVO A DEUS POR EU TE-LO ACEITO E HOJE SOU MUITO MAIS FELIS EM CRISTO JESUS...

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.