terça-feira, 23 de março de 2010

A maior missão do Cristão

Texto: Mt 28.19,20
Introdução: Para que haja um crescimento da igreja é necessário que ela cumpra o seu papel, que é pregar o evangelho a toda criatura como está em Mc 15.16, assim certamente ela crescerá, mas para que esse crescimento seja qualitativo e não somente quantitativo se faz necessário fazer discípulos. O que é ser discípulo? Os discípulos eram pessoas que se colocavam a mercê dos ensinamentos de um hábil mestre, passando a depender dele em todos os momentos. No contexto do Novo Testamento os discípulos são os seguidores de Cristo, os que se submeteram aos princípios por ele ensinados. O que esses discípulos devem fazer? Eles devem estudar a Palavra, orar e louvar ao Senhor pela salvação? Não. Eles devem formar outros discípulos. E sempre que alguém fala em formar discípulo pensamos em métodos, escolas, em que caminhos vamos fazê-los trilhar até que venham conhecer plenamente a verdade. Na verdade alguém pode dizer, eu sei qual é o caminho que é o melhor e geralmente ele vai estar ligado a alguma igreja em especial. Alguns podem vir a dizer, que a Assembléia de Deus é a melhor opção, outros a Batista, ainda podem dizer que é a Universal do Reino de Deus, e eles estarão errados. Porque essas igrejas possuem um método que podem achar eficaz para levar ao homem a verdade, e na verdade não será. Hoje se alguém faz alguma coisa errada em outra denominação, as pessoas dizem: - Isso acontece só lá, aqui nós não temos isso, não. Será que não dizem isso por pensarem que lá é o único caminho, que Deus é somente deles e só eles tem o método certo? Afinal de contas o que é fazer discípulo? O que temos que fazer para angariarmos discípulos para o reino de Deus?
1º Para fazermos discípulos precisamos ser líderes: Antes de ser líder qualquer um de nós fomos discípulos. E sendo discípulos tínhamos sempre alguma pessoa que era nossa referência, nosso exemplo. Mas agora que já temos bagagem espiritual, nós estamos habilitados a sermos líderes no meio onde vivemos. Jesus era líder exemplar e assim que começou seu ministério fez questão de separar para Si discípulos. Onde Jesus estava lá estavam eles, aprendendo com seus exemplos e ouvindo seus ensinos. Mas o que me chama a atenção é que a preparação deles durou cerca de três anos até ouvirem o chamado para serem lideres. Hoje esse fluxo não é mais o mesmo. Temos lideres nas nossas igrejas que não possuem três anos de evangelho, no entanto já pregam, ensinam, e até mesmo dirigem departamentos e igrejas. Isso é bom? Nem sempre, pois não temos um método de discipulado como do Senhor. Agora quero abrir um parêntesis aqui hoje, mesmo tendo pessoas tão jovens na fé liderando, temos também pessoas que tem muitos anos de evangelho, mas não conseguem ser lideres da estirpe de Jesus Cristo. Não estou falando de serem lideres na igreja, mas nos lares, nas fábricas, nas faculdades. Seja o exemplo como Cristo o foi e você atrairá muitas pessoas ao evangelho. ver Jo 13;
2º Para fazermos discípulos precisamos renunciar a nós mesmos: Deixar o conforto hoje é muito difícil! Estamos vivendo na era dos shoppings center’s, do cinema, do entretenimento. Essa geração tem sido vista como a mais hedonista de todos os tempos. Então não é fácil ser exemplo, nem viver aquilo que pregamos. Dizemos que temos que pregar o evangelho, mas se somos convidados para um evangelismo, num domingo à tarde, e se o jogo do Corinthians não podemos ir ao evangelismo. Um irmão ou uma irmã é internado (a), e o pastor faz um convite para igreja ir visitá-los, mas ninguém se dispõe a ir com ele. Precisamos orar mais juntos, visitar mais uns aos outros, lermos a bíblia juntos, precisamos renunciar a nós mesmos para fazer muitos discípulos. Renunciar como Jesus o fez ficando de madrugada conversando com Nicodemos, quando deixou o céu e assumiu a nossa condição para nos fazer seus discípulos. ver Mt 16.24
3º Para fazermos discípulos precisamos ter uma mensagem viva: Ao mesmo tempo em que nós pregamos o evangelho outras doutrinas estão sendo apregoadas e reivindicando ser a mensagem que pode transformar vidas. Mas nós sabemos quem tem a mensagem que realmente pode mudar o rumo de uma vida, essa mensagem é o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelho é uma mensagem sobresselente, esta acima de todas, é a única verdade, a verdade absoluta. Paulo em Rm 1.16 diz: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”. Nossa mensagem é viva porque ela é pregada com o poder do Espírito Santo, e é Ele mesmo que convence o homem de sua situação de separação em relação a Deus. Devemos nos sentir convencidos disso para que os outros possam também crer no poder da Palavra que nos alcançou.
Conclusão: O que nos falta para deixarmos marcas profundas em nossa geração? O que nos falta para atrairmos um número sem medida de discípulos, que farão parte de nossa comunidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.