quinta-feira, 25 de março de 2010

Plano Roteiro – AD Min.Belém Congregação Maricá – A instituição da família

1º Iniciar com a leitura do texto: Gn 2.18,21-23; Mc 10.6-9.

2º Estabelecer os objetivos desse curso: Tornar as famílias aqui representadas cada vez melhor e conscientes de seu papel nessa sociedade tão corrompida.

I - Por que devemos nos preocupar tanto com a família nos dias de hoje?

Em primeiro lugar pelo motivo dos valores estarem invertidos,

Na família vemos através de uma pesquisa realizada pelo CEBRAP em 2006, mostra que cada vez mais cedo as jovens estão tendo a primeira relação sexual, o índice de meninas de 15 anos com filho subiu de 3% para 5,8% entre 1996 e 2006. Outra pesquisadora verificou que cada vez tem virado rotina em casa com namorado. Ainda existe uma pesquisa realizada nos EUA pelo pesquisador cristão George Barna, que classifica 35% dos cristãos que dizem ter, “nascidos de novo”, já passaram pela experiência do divórcio. Pior ainda 23% (quase um quarto) se divorciaram mais de uma vez.

Na mídia os heróis já não são mais os mocinhos, são pessoas que fazem qualquer coisa para ficarem famosas e ricas.

Na política o deputado Fernando Gabeira, defensor da legalização da maconha e da prostituição no Brasil, recentemente foi considerado pela Revista Veja como o atual “paladino da ética e da lucidez na política brasileira”.

Na educação vemos o liberalismo sexual que o estado tem trazido para dentro das escolas de nossos filhos. A Agência Brasil, disse por meio de seu meio de comunicação que até outubro desse ano, 400 máquinas de preservativos deverão estar disponíveis nas escolas da rede pública.

Na igreja vemos a crescente onda da teologia pragmática, onde os pastores se transformaram em administradores de igreja, gerentes eclesiásticos ao invés de servidores do próximo. Igrejas têm sido construídas com maiores atrativos para alcançar fiéis, até mesmo Mcdonalds dentro da igreja. Gostam de números e não de vidas. Amam o status e não as almas.

Em segundo lugar a família é o maior alvo de Satanás,

“Não precisa de uma bomba atômica para destruir uma nação, basta destruir a família”. Esse é o maior alvo do inimigo, principalmente contra as famílias cristãs, isso porque se destruir as nossas famílias ele destrói a igreja.

Em terceiro lugar estão sendo criadas leis contra os princípios bíblicos de família,

Moisés instituiu o divórcio e criou o documento que garantia à mulher rejeitada o direito de se casar novamente sem incorrer em adultério (Mt 19.6,7). Por razões semelhantes, nosso Código Civil, estabelece regras claras para o desenlace matrimonial e facilita a dissolução da família. Atualmente, para frear as 'conseqüências vivas' da tão desejada revolução sexual, foi elaborado um projeto de lei que visa reconhecer o aborto como direito da mulher. Ele não foi aprovado, mas não foi esquecido. Algumas medidas estratégicas estão sendo adotadas para que o aborto deixe de ser crime e passe a ser direito da mulher, estabelecido em lei. “O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente diz em seu art.16: O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: II - opinião e expressão; III - crença e culto religioso; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação”. Estes argumentos seriam maravilhosos se não pudessem ser usados contra os pais que querem educar, por exemplo, os seus filhos a seguirem a orientação sexual na qual nasceram. Na verdade o objetivo dele vai muito além de proteger ele coloca os filhos contra os pais, incita-os a rebeldia e os coloca à mercê de pessoas mal intencionadas.

II – O que é a Família?

É a primeira instituição criada por Deus. Baseado em Sua pessoa Deus forma a família. Como assim? Assim como Ele é um, mas revelado em Três pessoas, a família também serão dois em uma só carne. Qualquer modelo de família que contrarie esse princípio bíblico está debaixo de maldição. Satanás tem corrompido a mente de muitas pessoas fazendo com elas enveredem pelo homossexualismo, que é uma deturpação do uso do sexo. Existem pessoas que defendem essa idéia dizendo que isto é uma questão biológica, genética, que o individuo já nasce homossexual. Mas para a ciência não existe ordem de cromossomos de homossexuais; Só existem cromossomos masculinos ou femininos. Esta prova já derruba qualquer intento de justificar a existência de um terceiro sexo. A teologia concorda com a ciência no sentido de que o homossexual é um homem ou uma mulher por determinação genética, mas que se torna homossexual por preferência, aprendizagem ou imposição de outrem. É uma questão de comportamento. Além disso, temos a prova bíblica de que Deus não criou Adão e João, mas homem e mulher. Vejamos o que a Bíblia diz sobre tal prática: (Lv 20.13; Rm 1.26,27; 1 Co 6.9,10).

III – Os propósitos da Família

1º Glorificar a Deus: Assim como toda a criação de Deus a formação da família visa à glorificação do Senhor. Quando há uma predisposição em um casal para a formação da família eles estão atendendo a um chamado da parte do Senhor, ou seja, sempre que uma pessoa Lhe obedece ele está sendo glorificado. Dentro da família existem motivos pelos quais devemos ser sempre gratos a Deus e o glorificarmos (Sl 127.1-5; Sl 128.1-6).

2º Prover a satisfação das necessidades humanas: O que o homem precisa? Ele precisa de comunhão, educação, companheirismo, segurança, isto é, o perfeitamento ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões. (Gn 1.28; 2.18-25; Ec 4.9-12; Dt 6.5-7). É na comunhão da família que seus membros mutuamente ensinam e aprendem se defendem e formam a personalidade. A família também propicia a formação do desenvolvimento psicológico e do relacionamento social.

3º Preservação da espécie humana: A família é a base da preservação da espécie humana. (Gn 1.28)

IV – Princípios para a instituição da família: O casamento é mais do que um contrato social ou satisfação de interesses políticos, econômicos, ou mesmos físicos. Não é apenas uma opção para se conseguir liberdade sexual. É um pacto sagrado a edificação de uma nova vida. O casamento é o ponta pé inicial da formação da família, e é também o cumprimento de um desejo divino, a união de dois seres, tornando-os uma só carne, a fim de preservar a espécie humana.(Mt 19.6) Existem alguns princípios que caracterizam o casamento que foi instituído por Deus. Vejamos o que a palavra de Deus ensina: Mt 19.5.

1º Deixar pai e mãe: Deixar os pais não significa que os filhos devem abandonar os pais ao contraírem núpcias. Portanto, não terminou a responsabilidade nem o respeito devido aos pais por parte dos filhos, principalmente, àqueles pais que são dependentes. O vocábulo deixar, nesse caso, significa desligar-se, desvencilhar-se, desprender-se para uma independência financeira, quando os pais não têm mais responsabilidades de suprirem o filho. Diz respeito, também a uma independência emocional. Os desacertos conjugais devem ser resolvidos entre os dois. Os pais não devem intervir no casamento dos filhos, a menos que sejam solicitados. Em algumas ocasiões os filhos são por demais submissos e não foram ensinados a tomar decisões. Então continuam sob a influência dos pais. Principalmente da mãe que não quer abrir mão do seu direito sobre os filhos.

2º Unir-se-á à sua mulher: Aqui se forma a unidade, isto é, aquilo que é uniforme, com igualdade. É a qualidade daquilo que não pode ser dividido e possui uma identidade. O casamento é um ato muito profundo e, para Deus, indissolúvel. O termo unir significa apegar-se, juntar, agarrar, adaptar, associar, harmonizar. (Am 3.3) A ordem de Deus é que o homem se una a uma mulher e não a várias mulheres. O exemplo a ser imitado é o de Cristo e sua Igreja. Só existirá uma esposa para o Cordeiro. (Ap 21.9; 22.17)

3º Dois numa só carne: Existe aí uma unidade, isto é, uma condição, qualidade ou estado de único, exclusivo. Não pode ser desfeito, ainda que um dos cônjuges não seja crente, veja (1 Co 7.14). É um verdadeiro enlace, que significa isso? Que os dois literalmente laçaram um ao outro. (Mt 19.6b).

Conclusão: Ec 7.29. Para tentar ser feliz o homem tem procurado seguir seu próprio caminho se esquecendo do mandamento de Deus e com isso tem trazido para si sofrimento, angústia, tristeza e, o pior, decadência espiritual. Cada vez mais, ele inventa coisas em busca de um estado de perfeição, em busca de poder, pensando que por si mesmo resolverá seus problemas. Mas o fato é que para endireitar o que está errado é preciso retroceder, mudar de atitudes e tomar o propósito de obedecer a Deus. Somente dessa forma, voltará a ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é bem vindo! Pode colocar o seu comentário, pois ele será muito importante para o meu ministério.